Ir para o conteúdo

Herta Oberheuser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Herta Oberheuser
Nascimento15 de maio de 1911
Colônia
Morte24 de janeiro de 1978
Linz am Rhein
ResidênciaDüsseldorf
CidadaniaAlemanha
Alma mater
Ocupaçãomédico militar, médica, concentration camp guard, política, dermatologista
Empregador(a)Campo de concentração de Ravensbrück, Hohenlychen concentration camp
LealdadeAlemanha Nazista

Herta Oberheuser (Colônia, 15 de maio de 1911Linz am Rhein, Alemanha, 24 de janeiro de 1978) foi uma médica nazista que trabalhou no campo de concentração de Ravensbrück, de 1940 a 1943.

Experiências médicas

[editar | editar código]

Herta Oberheuser trabalhou em Ravensbrück, sob a supervisão do Dr. Karl Gebhardt, participando em experiências médicas (sulfanilamidas, regeneração de nervos e enxertos ósseos) realizadas em 86 mulheres, 74 das quais eram prisioneiras políticas polacas no campo. Oberheuser matou crianças saudáveis com injeções de óleo e hexobarbital, e em seguida, retirou seus membros e os órgãos vitais. O tempo entre a injeção e a morte era entre três e cinco minutos, com as crianças totalmente conscientes até o último momento. Ela executou algumas das mais terríveis e dolorosas experiências médicas, com foco nas feridas deliberadamente infligidas. Para simular as feridas de combate dos soldados alemães que lutavam na guerra, Oberheuser introduzia objetos estranhos, tais como farpas de madeira, pregos enferrujados, lascas de vidro, sujeira, ou serragem nas feridas.

Julgamento de Nuremberg

[editar | editar código]
Herta Oberheuser sendo sentenciada a 20 anos de prisão no Julgamento dos Médicos (20 de agosto de 1947)[1]

Herta Oberheuser foi a única réu do sexo feminino no Julgamento dos Médicos de Nuremberg, onde foi condenada a 20 anos de prisão. Ela foi libertada em abril de 1952 por bom comportamento e tornou-se um médica de família em Stocksee, Alemanha. Perdeu a sua posição em 1956, quando uma sobrevivente de Ravensbrück a reconheceu, e sua licença para praticar medicina foi revogada em 1958.

Ver também

[editar | editar código]


Referências

  1. «A sentença de Herta Oberhauser». Enciclopédia do Holocausto. Consultado em 11 de outubro de 2025 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.